1987 – Co-fundador e primeiro Presidente do Clube dos Treze

1987 – Co-fundador e primeiro Presidente do Clube dos Treze
Carlos-Miguel-Aidar_7 Announcement Date: 1 de janeiro de 1987

Carlos Miguel Aidar, em 1987  foi co-fundador  do  Clube dos Treze e  primeiro presidente. O Clube dos Treze (oficialmente União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro) nasceu com o objetivo de defender os interesses políticos e comerciais dos 13 supostos principais clubes de futebol do Brasil, os 13 clubes que eram, à época, os 13 primeiros do Ranking da CBF: Internacional-RS, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Bahia, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e Fluminense.

Carlos Miguel Aidar foi presidente do São Paulo por dois mandatos, entre 1984 e 1988. Aos 37 anos de idade, foi o mais jovem presidente do São Paulo. Ao final de seu segundo mandato como presidente do São Paulo, elegeu-se presidente do Conselho Deliberativo do clube (mandato de 1988 a 1990).

Em 1995, Carlos Miguel Aidar integrou o Conselho Deliberativo do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto – INDESP, por decreto do Presidente da República, tendo sido autor do Projeto de Lei,  que se transformou na Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), que rege o Desporto no Brasil.

Entre 1995 e 1998 foi Consultor Jurídico do Ministério do Esporte e do Ministro Pelé. Foi também co-fundador do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo e membro do Conselho de estudos Jurídicos Desportivos do Ministério do Esporte.

Além disso, é membro da International Association of Sports Law.

 

Clube dos Treze - Carlos Miguel Aidar